terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Impressões do ex-prefeito Edmilson sobre a troca do nome da Aldeia Cabana

QUEM TEM MEDO DA CABANAGEM?

Acompanho com atenção a recente polêmica acerca da correta denominação da Aldeia Cabana, em Belém. De uns tempos para cá, a administração municipal, contando com o nada discreto apoio de certos veículos de comunicação, parece ter decido alterar a denominação daquele espaço público, retirando, não por coincidência, justamente sua designação de Cabana. Os releases oficiais passaram a denominá-la, apenas, como “Aldeia de Cultura Amazônica”, ou, às vezes, lembram de incluir a referência ao grande Davi Miguel, que também empresta seu nome e sua história àquele patrimônio de nossa cidade.

Por que excluir a referência à Cabanagem? Por que essa revolução popular ainda hoje, após mais de 170 anos, continua a causar calafrios nos que parecem ter medo e horror ao povo?

Durante nosso governo na capital, foram muitas as homenagens à Cabanagem, como parte de um processo de reconstrução da identidade histórica e da auto-estima da população. Aliás, desde 1o de janeiro de 1997 até o último dia de mandato fizemos questão de denominar a administração municipal como Governo do Povo, e nisso não existiu qualquer exercício meramente retórico. Tratou-se de demonstrar que as lutas sociais, muito embora separadas no tempo, permanecem ligadas à perspectiva de transformação social e unidas através de ideais libertários e humanistas.

Não foi desprezível o movimento que as elites e os setores mais conservadores fizeram em oposição a este resgate histórico. Ele continua agora, ganhando novas roupagens e novos disfarces. Começou pelo recrudescimento da fobia contra o vermelho, aliás, diga-se, cor também dos cabanos. No momento seguinte, ressurge a censura à Cabanagem. Fecha-se o cerco contra o ideário popular, cabano por excelência, que o Governo do Povo teve o privilégio de encarnar.

Quando lembro da Aldeia Cabana lotada por milhares e milhares de pessoas, desde a sua inauguração, passando pelos Carnavais, pelas Bienais Internacionais de Música, pelas plenárias do Congresso da Cidade e por dezenas de outros eventos, fico confiante na capacidade do povo de Belém resistir a mais essa manobra grosseira.

Blog “Luzes na Floresta” 13 de março de 2006

Edmilson Rodrigues

http://www.uniblog.com.br/edmilsonrodrigues/48589/quem-tem-medo-da-cabanagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário